Devedômetro: 17 municípios cearenses estão em débito com seus médicos

Dezessete municípios cearenses encerraram o mês de agosto em débito com os salários dos médicos. São eles: Acarape, Aracati, Aracoiaba, Alto Santo, Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mulungu, Icó, Itapipoca, Ipueiras, Pacajus, Pires Ferreira e Quixadá. Os dados são do levantamento realizado mensalmente pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, o Devedômetro.

O Devedômetro é realizado mensalmente pelo Sindicato dos Médicos do Ceará desde janeiro de 2017 para divulgar as cidades que não honram com os pagamentos dos profissionais e já chegou a contabilizar 31. Em julho, o Devedômetro apontou 18 municípios em débito.

Leia mais: Devedômetro: 18 municípios cearenses continuam em débito com seus médicos

A orientação do Sindicato para os médicos é que passem a documentar os plantões para comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, deve-se procurar imediatamente a entidade para que as providências sejam tomadas.

Como acionar o Devedômetro

O Devedômetro funciona da seguinte forma: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso. Após checar a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico. Esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior.

Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar tais fatos, imediatamente, ao Sindicato dos Médicos.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA