Sindicato em

Notícias

Notícias

Sindicato encaminha ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza por falta de roupa de cama e pijama cirúrgico no Gonzaguinha de Messejana

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, na última sexta-feira (13), à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) sobre a ausência de roupa de cama no repouso médico e insuficiência de pijama cirúrgico no Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana. Conforme denúncias recebidas pela entidade, a referida unidade não disponibiliza de um local adequado e em boas condições para o repouso médico.

De acordo com as informações obtidas pelo Departamento Jurídico, as camas do local reservado para descanso dos médicos se encontram sem roupa de cama, sendo fornecido apenas um lençol, o que impossibilita os profissionais descansarem da forma adequada.

Além disso, devido à quantidade insuficiente de pijamas cirúrgicos, os médicos foram orientados a providenciar a roupa que irão utilizar nos seus plantões, para que os pijamas do hospital sejam reservados ao centro cirúrgico.

Leia mais: Sindicato dos Médicos do Ceará alerta para repouso médico precário nas unidades de saúde do Estado

No ofício, o Sindicato dos Médicos do Ceará solicita à Secretaria Municipal da Saúde que esclareça as informações repassadas e, se confirmadas, que a situação seja regularizada imediatamente.

Repouso médico

Na semana passada, o Sindicato dos Médicos iniciou uma campanha para alertar sobre a situação precária dos locais destinados ao repouso médico nas unidades de saúde do Ceará. Banheiros sem pia, teto desabando, colchões no chão e alojamento amontoado, esse cenário deixou de ser novidade e tornou-se realidade. Seis outdoors foram instalados em pontos específicos na cidade de Fortaleza, com fotos que expõem à sociedade e autoridades as condições pelas quais os médicos são submetidos diariamente. 

Diante as diversas reclamações e denúncias dos profissionais que não possuem um local adequado para repousar entre os intervalos de plantões, o Sindicato afirma que segue fiscalizando e tomando as providências necessárias para garantir mais respeito e dignidade aos médicos.

O Sindicato ressalta, ainda, que o repouso médico é um direito que precisa ser garantido ao profissional, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19 em que os médicos estão com uma carga horária exaustiva. No entanto, é importante salientar que o espaço precisa estar em condições dignas para proporcionar o mínimo de descanso. 

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

logo-sindmed-2018-branco-rodape.png

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30
Rua Pereira Filgueira, 2020, 9º Andar - Aldeota
CEP: 60160-194 / Fortaleza - CE
Fone: (85) 3261-4788 / (85) 98956-5419
Email: atendimento@sindmedce.org.br
Horário de atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira 

 

Receba os nossos Boletins de Notícias!

Não enviamos Spam! Fique atento ao seu e-mail.