Sindicato encaminha ofício ao Ministério Público sobre ausência de repasse do Estado para pagamento dos médicos da Cemerge

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, na última sexta-feira (30), ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) sobre a ausência de repasse de verba do Estado do Ceará para o pagamento dos médicos contratados ou cooperados pela Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará LTDA (Cemerge). Os profissionais que atuam, principalmente em áreas de combate à Covid-19, estão há três meses com todos os pagamentos atrasados.

De acordo com as denúncias recebidas no Departamento Jurídico da entidade, os médicos estão com salários em atrasos nos referentes períodos: de 21 de abril a 20 de maio; de 21 de maio a 20 de junho; e de 21 de junho a 20 de julho.

Leia mais: Sindicato notifica Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará por atraso de salário aos profissionais que atuam na UTI Covid do Hospital de Messejana

Sindicato notifica Secretaria da Saúde sobre o atraso de pagamento dos médicos que atuam na UTI Covid do Hospital de Messejana

Após notificação, Sindicato recebe retorno da Cemerge com esclarecimentos sobre atraso no pagamento

No dia 12 de julho, o Sindicato notificou a Cemerge cobrando esclarecimentos sobre a ausência dos pagamentos. No dia 14 do mesmo mês, a Cooperativa informou que a Secretária de Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE) teria o prazo até o dia 17 de julho para efetivar o repasse dos valores, no entanto, até o momento a situação não foi resolvida.

Os médicos reclamam que já estão com suas economias esgotadas e alegam que, se a situação persistir, terão que procurar outros locais de trabalho para poderem honrar com seus compromissos perante terceiros, bem como se manterem financeiramente.

No ofício, o Sindicato dos Médicos solicita ao MPCE que tome as medidas cabíveis para que a situação seja solucionada o mais rápido possível, já que três meses de atraso salarial extrapola o limite de razoabilidade. O Sindicato reitera, ainda, que está monitorando ativamente as informações sobre a Covid-19 e sua consequência na vida de toda a classe médica cearense.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA