Sindicato em

Notícias

Previous Next
Notícias

Diretoria do Sindicato dos Médicos participa do lançamento do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde

Na última quinta-feira (15), o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. O objetivo é ampliar a oferta de vagas de residência para médicos e profissionais da saúde de outras categorias no Sistema Único de Saúde (SUS). O plano também aumenta o valor da bolsa para residentes e preceptores.

Com um investimento em mais de R$ 250 milhões, a recomposição dos valores da bolsa deve ter aumento de 24% por 60 horas semanais e os preceptores receberão uma bolsa de R$ 1.500 de estímulo à pesquisa.

Presente no lançamento do plano, o diretor financeiro do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, destacou que “essa iniciativa representa um salto muito importante para o sistema de saúde brasileiro. Vamos ter profissionais mais capacitados e mais estimulados”.

O que é o plano?                                                     

O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde consiste em contribuir na ampliação da oferta de especialistas e fixar profissionais em regiões com vazios assistenciais.

De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa também tem o objetivo de beneficiar corpo docente-assistencial, gestores de programas de residência em saúde e as instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde, instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), instituições privadas sem fins lucrativos e órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais com potencial para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.

O plano foi dividido em três eixos: ações de capacitação e qualificação profissional; fortalecimento da capacidade técnica e produção científica; e ações de apoio às instituições na elaboração de projetos de residência em saúde.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, destaca a importância do estímulo para a capacitação profissional. “O lançamento desse plano é um sonho se concretizando e uma forma de melhorar a assistência à saúde dos brasileiros por meio da capacitação de nossos residentes, que são os futuros especialistas que irão cuidar da nossa população. Assim como também estamos promovendo a valorização dos preceptores e das instituições que formam essas pessoas”, disse.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde com os profissionais. “É por isso que, pela primeira vez, os preceptores irão receber bolsas. Nós criamos essa forma de incentivo para que esses profissionais que ensinam as futuras gerações sejam reconhecidos”, disse.

(Crédito das fotos: Ministério da Saúde/Arquivo pessoal)

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

logo-sindmed-2018-branco-rodape.png

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30
Rua Pereira Filgueira, 2020, 9º Andar - Aldeota
CEP: 60160-194 / Fortaleza - CE
Fone: (85) 3261-4788 / (85) 98956-5419
Email: atendimento@sindmedce.org.br
Horário de atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira 

 

Receba os nossos Boletins de Notícias!

Não enviamos Spam! Fique atento ao seu e-mail.