Sindicato entra com ação civil pública contra prefeito de Itaitinga por proferir palavras de ofensas à honra dos médicos

O Sindicato dos Médicos do Ceará, através do Departamento Jurídico, entrou, na última sexta-feira (09), com ação civil pública contra o prefeito de Itaitinga, Paulo César Feitosa, que proferiu palavras de ofensas à honra e à imagem dos médicos. O episódio aconteceu em 15 de junho durante cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Médicas Augusto Pereira no município.

Na ocasião, o prefeito utilizou adjetivos pejorativos ao se referir à categoria médica, como “banqueiros” e “frescos”, além de afirmar que os profissionais não querem trabalhar, “só querem ganhar dinheiro trabalhando três dias por semana” e se acham o “Tom Cruise da Medicina”.

De acordo com o Departamento Jurídico, as ofensas repercutiram rapidamente, não só entre as pessoas presentes no local do evento, como em toda a classe. A categoria, inclusive, solicitou ao Sindicato que entrasse com uma ação de reparação judicial.

Indenização

Considerando o relevante papel dos médicos na promoção da saúde à população, principalmente neste momento de combate à pandemia da Covid-19, que demanda um maior esforço e dedicação, o Sindicato, como defensor dos direitos e interesses, coletivos e individuais da categoria, solicita o imediato desagravo público nas mesmas plataformas e veículos de comunicação nos quais as palavras ofensivas foram transmitidas.

Ainda na ação, o Departamento Jurídico do Sindicato requisita o pagamento de indenização por danos morais coletivos. O valor será doado a Instituições Filantrópicas destinadas à promoção da saúde no Estado do Ceará.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso pela defesa da categoria médica cearense e reafirma que trabalha sempre em busca do respeito e da valorização da classe.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará