Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, participa de solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, participou da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), representada pelo presidente eleito Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, em Sessão Plenária, nessa terça-feira (02), em Brasília.

Leia mais: Resolução nº 2.227/18 do Conselho Federal de Medicina (CFM) é revogada

Sindicato dos Médicos do Ceará, da Paraíba e da Bahia iniciam ações para suspender Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 2227/2018

Na ocasião, o presidente eleito destacou a importância do Conselho e o exercício ético da Medicina. Além disso, o gestor também enfatizou a continuidade dos trabalhos da instituição quanto à defesa do ato médico, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da qualidade do ensino médico no País.

As entidades médicas brasileiras precisam se unir para que a Medicina seja respeitada. São necessárias atuações firmes para que os pacientes tenham segurança, os profissionais sejam valorizados e os serviços de saúde possam ser eficazes. Desejo que este novo momento do Conselho Federal represente ainda mais conquistas para a Medicina do nosso País”, enfatiza Dr. Edmar Fernandes.

Saiba mais
Cirurgião-geral, Ribeiro formou-se pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ), em 1984, e fez residência em Cirurgia Geral no Hospital Souza Aguiar (RJ), além de ter cursado pós-graduação no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque (EUA). Ele presidiu o Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso do Sul (CRM-MS) de 2005 a 2007; e foi 1º vice-presidente do CFM entre 2014 e 2019, onde coordenou o Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas. Neste último período, teve atuação destacada em áreas ligadas ao direito médico, urgências e emergência e ensino médico, entre outras.

Com a votação da chapa única que se apresentou em plenário foram confirmados ainda os seguintes conselheiros como diretores do CFM: 1º vice-presidente, Donizetti Dimer Giamberardino Filho (PR); 2º vice-presidente, Alexandre de Menezes Rodrigues (MG); 3º vice-presidente, Emmanuel Fortes Cavalcanti (AL); secretária-Geral, Dilza Teresinha Ambrós Ribeiro(AC); 1º secretário, Hideraldo Luís Cabeça (PA); 2ª secretária, Tatiana Della Giustina (RS); Tesoureiro, José Hiran da Silva Gallo (RO); 2º tesoureiro, Salomão Rodrigues (GO); corregedor, José Albertino Souza (CE); e vice-corregedora, Helena Carneiro Leão (PE). Também foram escolhidos membros da Comissão de Tomada de Contas do CFM, os conselheiros Anastácio Kotzias (SC), Ademar Carlos Augusto (AM) e Júlio Braga (BA).