Corredômetro: cerca de 260 pacientes estão nos corredores de unidades de saúde de Fortaleza; destes 61 estão internados em UPAs

Nesta quarta-feira (31), 195 pacientes estão internados nos corredores dos cinco maiores hospitais de Fortaleza: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Os números, que revelam a realidade da saúde pública do Estado do Ceará, faz parte do Corredômetro, levantamento criado e divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), com o objetivo de compartilhar com a sociedade o descaso das autoridades com a saúde pública.

Leia mais: Corredômetro: mais de 250 pacientes estão nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza

Neste Corredômetro, nota-se uma diminuição significativa no número de pessoas alocadas nos corredores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que contabilizava, em janeiro deste ano, 122 pacientes e, em julho, apenas 15. No entanto, o impacto dessa redução é sentido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado. Em apenas 10 delas (Limoeiro do Norte, Eusébio, Pecém, Canindé, Conjunto Ceará, Praia do Futuro, José Walter, Caucaia, Canindezinho e Pirambu), 61 pessoas estão internadas por mais de 24 horas, destas oito encontram-se entubadas. Importante ressaltar que as UPAs são destinadas apenas ao atendimento de urgência e emergência, ou seja, tais locais não dispõem de estrutura adequada para internação de pacientes.

Corredômetro
Desde dezembro de 2016, o Corredômetro – antes publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública. Neste ano, devido à grave situação em várias unidades de saúde na Capital e região metropolitana, as UPAs também entraram nessa estatística, sobretudo por estar sendo obrigadas a realizar atendimentos fora do seu perfil, como a internação de pacientes graves em locais inadequados.

Para tanto, uma ronda é feita, 'in loco', em importantes unidades de saúde, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e em algumas UPAs, a exemplo das referidas acima.