Saúde em crise: Presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, é recebido na Câmara Municipal de Caucaia

Diante dos problemas graves registrados nas últimas semanas em Caucaia e da ausência de resposta da Prefeitura Municipal, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, foi convidado, na quinta-feira (25), pela presidente da Câmara Municipal, Natécia Campos, e por demais vereadores, para participar de reunião com o objetivo de tratar sobre as inúmeras dificuldades enfrentadas na saúde pública da Cidade.

Leia mais: Prefeitura de Caucaia rescinde contrato com cooperativas médicas e agrava ainda mais assistência à saúde do município

Sindicato em ação: Caucaia sofre com precariedade na saúde pública

Os principais assuntos abordados na reunião foram o impacto da rescisão de contrato, sem aviso prévio, com as cooperativas de Traumatologistas e Ortopedistas e de Cirurgiões Gerais; e as estruturas deficientes das unidades de saúde, como o posto de saúde do bairro Mestre Antônio e o hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha”, destaca Dr. Edmar Fernandes.

Participaram também do encontro e se dispuseram em contribuir para acionar os responsáveis pela saúde de Caucaia os vereadores Mickauê, Jorge Luís, Evandro Maracujá e Emília Pessoa, esta presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Caucaia. Estiveram presentes ainda os médicos e diretores da Coocirurge, Carlos Eduardo Queiroz e Eduardo Demes.

O Sindicato, por meio da sua Assessoria Jurídica, enviará ofício à Comissão de Saúde da Câmara de Caucaia, solicitando os devidos encaminhamentos para que medidas sejam adotadas a fim de garantir que os profissionais possam exercer a sua atividade e que os pacientes tenham acesso a um serviço de saúde digno e de qualidade.

Saiba mais
As denúncias, que levaram o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, a visitar as unidades de saúde de Caucaia, revelaram problemas graves. Na ocasião, foram identificados inúmeros problemas graves: estrutura precária com riscos de desabamento; falta de medicação básica, como anti-inflamatórios e remédios para hipertensão; ausência de materiais simples, a exemplo de luvas e máscaras; e carência de profissionais.

Ainda durante a vistoria nas unidades da cidade, o gestor constatou que no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha há falta de vedação da porta de acesso ao centro cirúrgico; mofo e infiltrações nas paredes; pacientes internados em corredor; a pia para higienização dos cirurgiões está quebrada; ausência de aparelho de raio x em sala de cirurgia; falta de antibióticos; pouca luminosidade e fiação exposta em salas cirúrgicas; e carrinho de anestesia com monitor quebrado. Sobre os casos citados, o Sindicato dos Médicos já havia encaminhado ofício à gestão municipal. No entanto, até o momento, a entidade não recebeu retorno.

Fonte: Asssessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará