Denúncia: atendimento pediátrico enfrenta cenário caótico em Fortaleza

Elas possuem poucos anos de vida, mas já sofrem com o descaso do poder público quando precisam de ajuda. As crianças são, hoje, o público mais afetado com a crise vivenciada dia após dia na saúde. Em visita ao Hospital Infantil de Fortaleza Dra. Lúcia de Fátima (HIF), o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, presenciou um cenário que caracteriza a falência na pediatria pública do Estado. Sem leitos, as crianças se amontoam em macas no auditório da unidade. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), a situação é semelhante, mas são os corredores que os acolhem.

Leia mais: Após ser oficiada por Sindicato, direção do HIAS implanta novos leitos de UTI e reforça equipes nos setores de maior demanda

Sindicato dos Médicos solicita reforço médico no Hospital Infantil Dra. Lúcia de Fátima (HIF)

Nos últimos 10 anos, segundo dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES), o Ceará perdeu 540 leitos pediátricos, sendo 320 deles somente em Fortaleza. O último hospital a fechar leitos infantis foi o Gonzaguinha da Barra do Ceará “O impacto dessa perda é enorme e, infelizmente, as expectativas não são boas. Temos a informação de que o Croa, responsável por atender 300 crianças ao mês, será fechado pela gestão municipal, que anunciou a construção do Hospital da Criança, ou seja, os leitos infantis não serão ampliados, mas sim realocados”, alerta Dr. Edmar Fernandes.

Referência no atendimento pediátrico, o Hias também sofre com deficiências graves. No último levantamento do Sindicato dos Médicos, divulgado em junho, 14 crianças estavam internadas nos corredores da unidade, enquanto isso 14 leitos aguardam a liberação de verba para receberem pacientes no Centro Pediátrico do Câncer. Nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e postos de saúde, a pediatria também enfrenta problemas: equipes de profissionais reduzidas, falta de medicamentos e estruturas físicas comprometidas são algumas das dificuldades verificadas in loco pela entidade.

Prestar um atendimento digno na pediatria é demonstrar que o poder público se importa com o ser humano, por isso estamos trabalhando firme para que as crianças tenham garantido o seu direito de acesso à saúde e que as gestões cumpram a sua função”, destaca Dr. Edmar Fernandes.

O Sindicato dos Médicos oficiou, no último dia 02 de julho, a direção do Croa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitando esclarecimentos e providências sobre a situação da unidade de saúde. Até o momento, a entidade não recebeu retorno.