Sindicato oficia Complexo Hospitalar da UFC devido denúncias de excesso de jornada de trabalho dos neurocirurgiões

Médicos neurocirurgiões do Hospital Universitário Walter Cantídio (Hospital das Clínicas) e da Maternidade Escola Assis Chateuaubriand (Meac) estariam sendo demandados a permanecerem de “sobreaviso” ininterrupto em virtude da falta de suporte profissional para eventuais intercorrências cirúrgicas, caracterizando excesso na jornada de trabalho. As denúncias foram recebidas pelo Sindicato dos Médicos, que de prontidão oficiou, nessa terça-feira (02), a Superintendência do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Leia mais: Sindicato dos Médicos recebe denúncia sobre redução de profissionais no Hospital Infantil Albert Sabin

Sindicato em Ação: diligências e reuniões são realizadas em prol de médicos do Frotinha da Parangaba e MEAC

Segundo Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato, a situação é consequência do subdimensionamento do serviço, notadamente o número insuficiente de profissionais médicos para atendimento da demanda. “Neste caso, os pacientes podem ser os mais prejudicados, tendo em vista que a rotina excessiva compromete a atuação de excelência do profissional, por isso a importância do cumprimento correto da jornada de trabalho”, enfatiza.

A entidade solicitou esclarecimentos e o agendamento de uma reunião em caráter de urgência para que sejam encontradas medidas adequadas com o objetivo de solucionar a problemática.