Denúncia alerta para comprometimento na infraestrutura e risco de desabamento da UPA do José Walter

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, nessa segunda-feira (10), denúncia de profissionais e usuários sobre a situação crítica da infraestrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro José Walter. As queixas revelam afundamento de piso nas alas do repouso médico, internamento da pediatria, copa, sala de esterilização de instrumentos, sala vermelha e lactário, representando risco de desabamento.

Leia mais: Em resposta à solicitação do Sindicato, ISGH adota medidas para solucionar alagamentos e problemas de infraestrutura na UPA de Messejana

Sindicato dos Médicos oficia Sesa e ISGH sobre alagamentos e falta de infraestrutura na UPA de Messejana

Devido ao risco iminente de acidente, um leito pediátrico foi fechado, prejudicando ainda mais o atendimento à população, e a sala do repouso médico foi interditada, tendo sido necessária a transferência dos profissionais para um local inadequado.

Durante visita à unidade, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, confirmou que o cenário é caótico. “É nítido que a estrutura está comprometida. As pessoas estão em risco. É preciso uma intervenção emergencial para proteger os pacientes e os profissionais antes que uma tragédia aconteça. Inclusive, a UPA do bairro Autran Nunes foi fechada pelo mesmo problema, pois o piso do banheiro afundou e a unidade teve que passar por uma reforma. Será que a gestão vai esperar acontecer o mesmo com a UPA do José Walter para poder resolver a situação?”, questionou.

Diante do fato, o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA) e Defesa Civil de Fortaleza solicitando que sejam adotadas medidas urgentes para resolver mais um grave problema na saúde pública.