Presidente do Sindicato dos Médicos visita postos de saúde com relatos de casos de violência

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, visitou, na manhã dessa quarta-feira (05), o posto de saúde José Barros de Alencar, no bairro Pedras, em Fortaleza. O gestor retornou após o local ser palco de ação criminosa no último dia 22 de maio, quando profissionais e pacientes foram rendidos por bandidos armados. Na ocasião, a entidade oficiou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social solicitando policiamento na unidade.

Leia mais: Violência atinge mais uma unidade de saúde. Em apenas 15 dias, Sindicato envia 17º ofício ao poder público solicitando medidas eficazes de segurança

Sindicato em ação: Segurança nas unidades de saúde é tema de mais uma reunião com Prefeito de Fortaleza
Durante a visita, os profissionais relataram que o posto de saúde conta agora com guardas municipais de prontidão das 8h às 17horas. “Constamos junto aos usuários e aos colaboradores que a unidade está sendo resguardada com uma equipe de segurança. Iremos acompanhar para que essa garantia permaneça. É importante que a Prefeitura esteja atenta à situação de risco das unidades de saúde e se sensibilize para disponibilizar segurança para todos os mais de 100 postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, enfatiza Dr. Edmar.

Outra unidade visitada pelo presidente do Sindicato dos Médicos foi o posto de saúde Maria Grasiela Teixeira Barroso, no bairro Ancuri. Responsável pelo atendimento de mais de 6 mil pessoas, o local conta apenas com duas equipes médicas e não possui equipe de segurança, mesmo tendo sido construída uma guarita para tal finalidade. Segundo relatos dos profissionais, o local também já foi cenário de casos de violência.

A entidade permanecerá atenta e continuará trabalhando para que as unidades de saúde sejam locais seguros para profissionais e pacientes, cumprindo assim a sua função de prestar atendimento de qualidade à sociedade.