Corredômetro: mais de 250 pacientes estão nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza

Nesta sexta-feira (31), 254 pacientes estão internados nos corredores dos cinco maiores hospitais de Fortaleza: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Os números, que revelam a realidade da saúde pública do Estado do Ceará, faz parte do Corredômetro, levantamento criado e divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), com o objetivo de compartilhar com a sociedade o descaso das autoridades com a saúde pública.

Leia mais: Corredômetro: cerca de 250 pacientes estão nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza

Redução do Corredômetro do HGF: Sindicato dos Médicos e Cremec realizam visitas para comprovar denúncias

O levantamento deste mês, comparado aos meses anteriores, chama atenção para o aumento de pacientes internados nos corredores e de duas das unidades geridas pelo Governo do Estado. No HGF, o número saltou de 57 para 93, e no Hospital Mental, de 45 para 59 pessoas que aguardam por um leito digno na esperança de receber atendimento adequado.

Corredômetro

Desde dezembro de 2016, o Corredômetro – antes publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública. Para tanto, uma ronda é feita, 'in loco”', em importantes unidades de saúde, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e em algumas UPAs, a exemplo das referidas acima.