Sindicato emite nota de apoio ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida)

O Sindicato dos Médicos do Ceará vem por meio deste reiterar o seu apoio incondicional ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), realizado pelo Ministério da Educação, como o único instrumento de acesso aos profissionais que possuem diplomas de Medicina conquistados em outros países. Tal posicionamento leva em consideração a segurança, principalmente, dos pacientes que devem receber assistência de médicos com a devida qualificação, sendo exigidos dos mesmos a aprovação em etapas importantes, como avaliação de documentos e a realização de provas práticas e teóricas.
A entidade defende a aprovação do Projeto de Lei nº 4.067/2015, cujo teor legitima o Revalida. A proposta, que se encontra, atualmente, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, aguardando votação e, posterior, sanção presidencial, dialoga com os compromissos assumidos pelo presidente Jair Bolsonaro, os quais foram reafirmados em recente reunião com a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), no Palácio do Planalto.
Dessa forma, o Sindicato dos Médicos do Ceará se manifesta contra o Projeto de Lei nº 2.842/2019, cujo teor contraria o PL nº 4.067/2015, tendo em vista as graves consequências à saúde da população por privar o País de ter acesso a um sistema seguro de revalidação de diplomas profissionais obtidos em outros países.