Sindicato em ação: denúncia relata possível redução na equipe médica do SAMU no Eusébio

A assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará (SAMU-CE) pode ser comprometida por consequência da redução no quadro dos profissionais médicos que compõem a equipe noturna da Central de Regulação no município de Eusébio. A situação, denunciada ao Sindicato dos Médicos do Ceará, se deve à informação de que a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) determinou que a equipe de regulação médica contará, a partir de agora, com apenas 01 médico (chefe de equipe) e 02 reguladores para atender a demanda durante os plantões noturnos.

Leia mais: Sindicato Aciona Mpce Sobre Redução De Frota Do Samu

Após mediação do Sindicato dos Médicos, profissionais e Prefeitura de Juazeiro do Norte entram em acordo e paralisação é suspensa

A situação é grave, sobretudo, por afetar a assistência à população e por sobrecarregar ainda mais os médicos, os quais, diariamente, já possuem uma grande demanda para prestar atendimento, tendo em vista que o SAMU é um dos serviços médicos mais solicitados, especialmente, por contemplar todas as classes sociais e atender a todos os casos de saúde.

Ciente da gravidade do fato, o Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio da sua Assessoria Jurídica, oficiou, na última quarta-feira (8), o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, e o chefe do SAMU, Francisco André Santiago, solicitando esclarecimentos acerca da situação relatada.

Diante da denúncia, Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato, ressaltou a importância do pleno funcionamento do serviço. “O SAMU é um dos órgãos mais importantes no quesito atendimento de urgência. Tal situação coloca em risco a vida da população, assim como prejudica o trabalho dos médicos, que acabam sem estrutura para atender. Seguiremos vigilantes no sentido de assegurar estrutura digna de trabalho aos médicos e evitar que a população sofra com a falta de assistência no momento em que mais precisa”, destaca.