Sindicato em ação: após entidade solicitar medidas para resolver superlotação, Hospital Regional Norte estuda alternativas a fim de sanar problema

Em resposta à solicitação do Sindicato dos Médicos do Ceará relacionada a tomada de medidas para tratar a problemática da superlotação, especialmente, na ala da pediatria do Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, a direção da unidade de saúde informou, na última sexta-feira (12), por meio de ofício, que está analisando alternativas para solucionar a questão.

Leia mais: Sindicato Itinerante: presidente visita médicos nas unidades de saúde da Região Norte do Ceará

Sindicato Itinerante: visitas são realizadas a médicos na Região Norte do Estado

O pedido da entidade se deve às denúncias de que o Hospital estaria realizando procedimentos simultâneos na área de isolamento, onde apenas um paciente deveria ser assistido, assim como atendendo o dobro da capacidade em todas as alas, fato que compromete a assistência adequada aos pacientes.

Segundo o ofício encaminhado ao Sindicato, o Hospital é responsável pelo atendimento de 55 municípios na Macrorregião do Estado. O documento destaca ainda que “trata-se de uma unidade de saúde "porta aberta", razão pela qual promove o atendimento indiscriminado de todos os pacientes que buscam os setores de urgência e emergência do nosocômio, possuindo equipes de profissionais médicos que proporcionam o atendimento daqueles usuários que são perfil do hospital bem como a estabilização daqueles que necessitam de outros procedimentos / especialdades não contempladas pela unidade para que seja possível a sua regulação via Central”.

Conforme a direção da unidade, "não há como o hospital recusar a entrada daqueles que buscam atendimento (ainda que fora do perfil), sob pena de ofensa ao disposto no Código de Ética Médica. Dessa forma, inevitavelmente, ocorre um aumento de demanda fazendo com que toda a estrutura do setor seja utilizada, o que afeta diretamente a sua taxa ocupacional".

Desta forma, o Sindicato seguirá atento às medidas que serão adotadas pela direção do Hospital para que seja garantido atendimento seguro à população da região, principalmente às crianças, e os profissionais possam atuar em condições dignas de trabalho.