Corredômetro: Mais de 200 pacientes estão nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza

Nesta quinta-feira (28), 211 pacientes estão internadas nos corredores dos cinco maiores hospitais de Fortaleza: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Os números, que revelam a realidade da saúde pública do Estado do Ceará, faz parte do Corredômetro, levantamento criado e divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), com o objetivo de compartilhar com a sociedade o descaso das autoridades com a saúde pública.

Leia mais: Corredômetro: Mais de 300 pacientes estão nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza e em UPAs da Capital e Região Metropolitana

Corredômetro: mais de 270 pacientes estão nos corredores dos cinco maiores hospitais públicos de Fortaleza

Apesar da grave situação ainda enfrentada pelos pacientes que aguardam por um leito, nota-se uma redução significativa no número de pessoas alocadas nos corredores de dois dos hospitais mencionados quando comparados os últimos meses. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em janeiro deste ano, estavam nos corredores 122 pessoas, enquanto em fevereiro, este número é de 64; já no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), eram 83 pacientes em janeiro e 74 em fevereiro.

Neste ano, o Corredômetro mostrará também o número de pessoas internadas em estado grave por mais de 24 horas nas UPAs da Capital e Região Metropolitana, locais destinados apenas ao atendimento de urgência e emergência. A inclusão das unidades nesta sondagem se deve à superlotação dos hospitais públicos, sobretudo, pela falta de medidas eficazes do poder público, agravando a situação da saúde e sobrecarregando as UPAs, que estão realizando atividades além de suas funções. A UPA do bairro Autran Nunes é uma das unidades que enfrenta dificuldades. Nesta quinta-feira (28), o local contabilizava 23 pacientes internados por mais de 24 horas.

Corredômetro
Desde dezembro de 2016, o Corredômetro – antes publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública. Neste ano, devido à grave situação em várias unidades de saúde na Capital e região metropolitana, as UPAs também entraram nessa estatística, sobretudo por estar sendo obrigadas a realizar atendimentos fora do seu perfil, como a internação de pacientes graves em locais inadequados.
Para tanto, uma ronda é feita, 'in loco”', em importantes unidades de saúde, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e em algumas UPAs, a exemplo das referidas acima.

Receba nossos Boletins

Não enviamos Spams!