Em resposta à solicitação de reforço do corpo clínico nas unidades de saúde, SMS responde que fortalecerá equipes da Atenção Primária

Em resposta à solicitação do Sindicato dos Médicos do Ceará requerendo reforço no corpo clínico da atenção primária e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, no último dia 12, por meio de ofício, que fez uma reestruturação nas unidades da rede citadas fortalecendo os processos e as equipes. O pedido do Sindicato foi encaminhado, sobretudo, em consequência das constantes denúncias acerca da superlotação nas unidades de saúde, em especial, de urgência e emergência, tendo em vista a sazonalidade do período chuvoso que intensifica os casos de viroses e outras doenças.

Segundo o documento, a Secretaria vem reestruturando a Atenção Primária para fortalecer os recursos humanos. O ofício destaca ainda que “para tanto lançou o Programa Médico Família/Fortaleza com o objetivo de iniciar a formação de profissionais médicos para Atenção Primária”.