Sindicato e Cremec se reúnem com Estado para alinhar estratégias de gestão na saúde pública

A grave situação enfrentada nos hospitais públicos do Estado e nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) foi pauta de reunião, nessa segunda-feira (11), entre os representantes do Sindicato dos Médicos do Ceará, Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e o titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto. O objetivo do encontro foi alinhar a execução de estratégias concretas para solucionar os sérios problemas na saúde pública, como a internação de pacientes nos corredores das unidades e a falta de estrutura adequada para realização dos atendimentos médicos.

Leia maisDeficiências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são discutidas em mais uma reunião com a Secretaria de Saúde de Fortaleza

Sindicato em ação: Segurança nas unidades de saúde é tema de mais uma reunião com Prefeito de Fortaleza

Ciente da gravidade do problema, o secretário de saúde, Dr. Cabeto, se propôs levar um plano de ação de 100 dias para o governador do Estado, no sentido de que os transtornos na saúde do Ceará sejam aos poucos sanados. O gestor se comprometeu ainda a criar uma "força-tarefa", envolvendo Sindicato dos Médicos, Cremec, gestores e diretores dos hospitais públicos com o objetivo de traçar estratégias e ações a curto prazo para minimizar o sofrimento da população nos corredores das unidades de saúde.

Ao apresentar um diagnóstico da situação da saúde no Estado, o titular da Sesa relatou que haverá mudanças nos processos internos nas unidades com o objetivo de otimizar os leitos existentes; realização de capacitação e valorização dos profissionais de assistência médica; e de alinhamento dos gestores das Upas com a rede hospitalar.

O Sindicato dos Médicos continuará acompanhando e cobrando medidas eficazes que garantam o acesso da população a uma saúde digna e o direito dos profissionais de exercerem a sua profissão com qualidade.