Deficiências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são discutidas em mais uma reunião com a Secretaria de Saúde de Fortaleza

As condições de trabalho nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza foram pautas de reunião, nessa segunda-feira (21), entre o diretor jurídico do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Marcelo Esmeraldo, representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), o coordenador de equipe da UPA do Cristo Redentor, Dr. Tarcílio Esdras, o coordenador de Hospitais e Unidades Especializadas, Dr. Romel de Araújo, e a secretária de Saúde do Município, Dra. Joana Angélica. Durante o encontro, foram discutidas denúncias recebidas pelas entidades acerca das escalas incompletas de plantonistas e a permanência de pacientes fora do perfil assistencial que compete às unidades.

Leia mais: Sindicato em ação: Segurança nas unidades de saúde é tema de mais uma reunião com Prefeito de Fortaleza

Diante das inúmeras reclamações apresentadas, as quais comprometem diretamente os serviços prestados à população e à atuação médica, os gestores da SMS assumiram o compromisso de regularizar as escalas dos plantonistas e os pagamentos por meio de RPA, seguindo os valores estabelecidos pelas Cooperativas de especialidades até que sejam efetivados os contratos. A gestão municipal ressaltou ainda que manterá um canal aberto para negociar as demandas da categoria. Com relação à situação do perfil dos pacientes assistidos nas UPAS, a SMS afirmou que ainda analisará a questão e não sinalizou uma solução.

O Sindicato e o CREMEC continuarão em defesa da categoria e cobrando que os direitos dos médicos e da população sejam cumpridos.