Sindicato em ação: Segurança nas unidades de saúde é tema de mais uma reunião com Prefeito de Fortaleza

A segurança e a violência nas unidades de saúde foram tratadas em reunião realizada, nesta quarta-feira (16), no Paço Municipal, com o diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Marcelo Esmeraldo; o presidente do Conselho Regional de Medicina Dr. Helvécio Feitosa; a secretária da Saúde de Fortaleza, Dra. Joana Maciel; e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Mais uma vez, a entidade solicitou, pessoalmente, ao gestor que medidas efetivas sejam colocadas em prática para garantir segurança e, consequentemente, os direitos ao pleno exercício da profissão e o acesso à saúde.

Leia mais: Após denúncias e solicitações do Sindicato dos Médicos do Ceará, o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza disponibilizarão segurança fixa nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

Violência atinge mais uma unidade de saúde. Em apenas 15 dias, Sindicato envia 17º ofício ao poder público solicitando medidas eficazes de segurança

Esta é a segunda vez que o prefeito recebe a entidade para discutir a questão da segurança nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos postos de saúde da Capital. Nesta oportunidade, após inúmeras solicitações do Sindicato e das denúncias graves de atentados e insegurança vivenciados nas unidades de saúde, o prefeito informou que reforçará o policiamento das UPAS e das Unidades de Atenção Primária localizadas em áreas mais vulneráveis, além de caso, seja necessário, realizar a suspensão do atendimento. Outras medidas apresentadas pela gestão municipal foram: elaboração de um plano municipal de segurança voltado para as unidades de saúde, que será lançado em março deste ano; reformas nos Frotinhas de Messejana, Antônio Bezerra, e nos Gonzaguinhas de Messejana, da Barra do Ceará e do José Walter; e a construção do Hospital da Criança, que funcionará ao lado do Hospital da Mulher, a ser iniciada também em março.

O Sindicato reitera a sua missão de buscar sempre a valorização da categoria médica e de prezar para que a população tenha acesso a um serviço de Saúde digno e, sobretudo, seguro.