Sindicato em

Notícias

Previous Next
Notícias

Representantes de entidades médicas visitam Sindicato dos Médicos do Ceará e assinam carta contra abuso de poder

Presidentes dos Sindicatos dos Médicos da Região Norte, Nordeste e Sudeste e da Federação Médica Brasileira (FMB) visitaram, nesta sexta-feira (30), a sede do Sindicato dos Médicos do Ceará para conhecer o modelo de gestão e as campanhas de destaque nacional desenvolvidas pela entidade, como a “Médicos Por Amor”. Na ocasião, os representantes das entidades da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Campinas, Pará e FMB assinaram a Carta de Fortaleza contra o abuso de poder e retaliações políticas sofridas por profissionais cearenses. A assinatura simboliza uma demonstração de apoio e compromisso destas entidades no sentido de, juntas, trabalharem para preservar o respeito e garantir os direitos da categoria médica e da sociedade.

 

Leia mais: Sindicato em Ação: campanha “Contra o abuso de poder e perseguição. A favor da saúde” já está nas principais ruas e avenidas de Fortaleza

“Médicos Por Amor”: médicos voluntários iniciam atendimento no Interior do Ceará

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, o momento foi de troca de informações importantes, proporcionando aos dirigentes uma maior interação e compartilhamento de ideias. “Considero um encontro nobre, tendo em vista nosso principal objetivo de defesa e valorização da classe médica. Além de trocarmos experiências sobre o formato de atuação em cada região, ainda tivemos a oportunidade de ganhar o apoio dos representantes de outros Estados em prol dos médicos vítimas de retaliações”, argumenta.

Na ocasião, todos os representantes das entidades vestiram a camisa da Campanha Médicos Por Amor, aderindo assim à causa que tem como objetivo levar assistência médica à população por meio do trabalho voluntário até a finalização da reformulação do Programa Mais Médicos. A ideia é que cada Sindicato leve para o seu Estado e consiga incentivar a realização da iniciativa na região, ampliando assim a rede de solidariedade.

Segue abaixo na íntegra a carta assinada pelos presidentes regionais de entidades representativas da categoria médica:

CARTA DE FORTALEZA CONTRA O ABUSO DE PODER E RETALIAÇÃO POLÍTICA

Considerando os últimos acontecimentos registrados quanto ao abuso de poder e à retaliação política sofrida por médicos cearenses, o Sindicato dos Médicos do Ceará, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, o Sindicato dos Médicos de Alagoas, Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, Diretoria Colegiada do Sindicato dos Médicos do Pará, Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e Federação Médica Brasileira, no uso de suas atribuições enquanto entidades representativas da categoria médica, assinam esta Carta com o objetivo de se posicionarem frente aos prejuízos causados aos profissionais e à população devido às tomadas de decisões equivocadas por parte do Poder Público. É inadmissível que, nos tempos atuais, aconteçam casos como o da médica pediatra Dra. Mayra Pinheiro, afastada de suas atividades no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), após denunciar pacientes alocados nos corredores da unidade; e do médico cirurgião geral, Dr. Fernando Luz, dispensado do Hospital Regional do Cariri onde atuava desde 2011, após ser alvo de acusações comprovadamente inverídicas pela própria Sindicância do Hospital. Este documento é uma demonstração de apoio irrestrito e compromisso destas entidades no sentido de que, juntas, trabalharão para preservar o respeito e garantir os direitos da categoria médica e da sociedade. Fortaleza, 30 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

 

logo---sindmed-2018---branco.png

Receba nossos Boletins

Não enviamos Spams!