Após solicitação do Sindicato, Plenária do CREMEC discutirá paralisação da Atenção Básica

O Sindicato dos Médicos do Ceará participará, na próxima segunda-feira (27), às 19 horas, de Plenária do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC). O momento acontecerá após solicitação do Sindicato em virtude da paralisação dos médicos da Atenção Básica, marcada para o dia 3 de setembro. A mobilização é decorrente da inércia da Prefeitura de Fortaleza quanto à pauta de reivindicações enviada pela categoria no dia 20 de julho, cujo teor tem como foco central a insegurança nos postos de saúde, locais de constantes atos de violência contra os profissionais e pacientes.

Leia mais: Sem respostas da Prefeitura, médicos da Atenção Básica de Fortaleza decidem paralisar atividades

Médicos da Atenção Básica de Fortaleza são convocados para AGE sobre pautas enviadas à Prefeitura

Em Assembleia, médicos da Atenção Básica de Fortaleza decidem elaborar pauta de reivindicações à Prefeitura

Para a ocasião, serão convocados, pelo Conselho, todos os envolvidos na Atenção Básica: representantes das Coordenadorias da Atenção Primária e de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde do Município e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, destaca que o momento é de extrema importância para se discutir a grave situação da Atenção Básica de Fortaleza, sendo necessária a realização de ações plausíveis do poder público frente às demandas da categoria. “Não somos a favor de paralisações, contudo, não podemos ficar a mercê da insegurança nos postos de saúde, assim como não podemos esperar até que a Prefeitura decida adotar alguma medida para solucionar tal situação. O ato de paralisar é nossa última opção diante da morosidade da gestão em dialogar para negociar as soluções”, enfatiza.

Seguindo o calendário das articulações, o Sindicato viabilizou, por meio de reunião com coordenadores da Atenção Primária, no último dia 16, um novo encontro, previamente agendado para esta quinta-feira (23), no auditório da entidade, ocasião em que os representantes do Município deveriam apresentar as propostas ao que vem sendo reivindicado, contudo, os mesmos desmarcaram a reunião sem sugestão de nova data.

Saiba mais
A elaboração da pauta de reivindicações dos médicos da Atenção Básica foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária, direcionada à categoria, ocorrida no dia 17 de julho, no auditório do Sindicato, quando foi designada uma reunião, na semana seguinte, com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais envolvidos. Porém, por consequência da falta de resposta da Prefeitura em negociar com a classe, foi decidido em uma nova Assembleia Geral, realizada no dia 2 de agosto, pela paralisação do atendimento, por 24h (vinte e quatro horas), no próximo dia 3 de setembro (segunda-feira).

Durante a paralisação, a categoria seguirá as previsões legais, mantendo 30% dos profissionais médicos em atividade, desde que a Prefeitura retorne, imediatamente, com a disponibilidade de equipes especializadas e devidamente disponibilizadas por empresas de segurança.