Sindicato requer alteração da remuneração estabelecida em edital de concurso público para médicos psiquiatras

Em defesa de uma remuneração justa para a categoria médica e da melhoria contínua da Saúde, o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou, nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza (SMS) e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de Fortaleza (SEPOG) requerendo que sejam revisadas e reformuladas legalmente, respeitando o Piso Salarial Nacional da Federação Nacional dos Médicos, as remunerações previstas no Anexo I, do Edital nº 78/2018, o qual dispõe sobre a seleção de candidatos ao provimento de cargo efetivo de médico para atuação na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Leia mais: Sindicato Assegura Compromisso Da Prefeitura Com Concurso Público, Pagamento De Gratificações, Participação Em Nova Negociação Para Reajuste E Reposição Salarial, Reformas E Segurança Em Unidades De Saúde

Sindicato ingressa com pedido para atuar como Amicus Curiae em processo que visa garantir a realização de concurso público para a Saúde

Tendo em vista a enorme disparidade quanto à remuneração ofertada, fica evidente que os vencimentos base propostos no Edital estão muito aquém do valor pago para as especialidades médicas (Clínico e Psiquiatra) objetos do concurso, sendo necessária uma alteração urgente no documento que atenda às necessidades da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, a entidade, enquanto representante dos interesses gerais da categoria médica, posiciona-se completamente favorável à realização do concurso público por compreender a importância do certame no atendimento às carências da Saúde Pública e na carreira do profissional, mas considera: “Enquanto representantes da categoria médica, nos solidarizamos com a causa e deixamos claro que somos a favor de concurso público, inclusive, é um dos principais pontos da nossa pauta de reivindicações. Porém, exigimos que os editais estejam de acordo com os referenciais legais da categoria, considerando uma remuneração minimamente digna aos médicos”.

O Sindicato oficiou ainda a Sociedade Cearense de Psiquiatria (SOCEP), o Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará (NUPEC) e a Cooperativa dos Psiquiatras do Estado do Ceará (COOPEC) a fim de solicitar o posicionamento das entidades quanto ao assunto e, assim, efetivar as medidas judiciais cabíveis com o objetivo de regulamentar os vencimentos em questão.