Após morosidade da Prefeitura de Fortaleza em responder às reivindicações da categoria, Sindicato se reúne com representantes da SMS e viabiliza novo encontro

Em continuidade às articulações em prol da Atenção Básica de Fortaleza, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, e o médico Dr. Leonel de Lima Júnior participaram, na tarde dessa quinta-feira (16), de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – o coordenador da Atenção Primária de Saúde do Município, Rui de Gouveia, e a representante da coordenadoria de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde, Ana Maria Cavalcante – para tratar das demandas dos médicos. Na oportunidade, foram reapresentadas as principais reivindicações da categoria, sobretudo, a preocupante situação da insegurança nas unidades, e foi deliberada uma nova reunião, agendada para a próxima quinta-feira (23), na sede do Sindicato – em horário a ser definido –, ocasião em que os representantes da Prefeitura devem apresentar as propostas de solução ao que foi debatido.

Leia mais: Sem respostas da Prefeitura, médicos da Atenção Básica de Fortaleza decidem paralisar atividades

Médicos da Atenção Básica de Fortaleza são convocados para AGE sobre pautas enviadas à Prefeitura

Em Assembleia, médicos da Atenção Básica de Fortaleza decidem elaborar pauta de reivindicações à Prefeitura

Dr. Edmar Fernandes ressalta que, por consequência da morosidade da Prefeitura em se manifestar e propor soluções para as questões apresentadas, a categoria decidiu, por intermédio da atuação do Sindicato, manter as mobilizações em torno das reivindicações pautadas, inclusive a paralisação prevista para o dia 03 de setembro. “Por diversas vezes, em reuniões na SMS, nós do Sindicato e a categoria médica deixamos claro não sermos a favor de paralisações, porém, optamos pelo ato como última alternativa, diante do descaso da gestão com a segurança dos profissionais e pacientes e outras pautas apresentadas”, enfatiza.

A nova paralisação do próximo dia 03 de setembro foi deliberada na última assembleia com os médicos da rede primária, realizada no dia 02 de agosto, na sede do Sindicato. Durante a paralisação, a categoria seguirá as previsões legais, mantendo 30% dos profissionais médicos em atividade, desde que a Prefeitura retorne, imediatamente, com a disponibilidade de equipes especializadas e devidamente disponibilizadas por empresas de segurança.