O Sindicato dos Médicos do Ceará ajuizou, na última sexta-feira (6), Ação Coletiva com Pedido de Tutela de Urgência, em face do Município de Fortaleza, solicitando a convocação imediata dos médicos sindicalizados aprovados no concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em novembro de 2015. O processo, distribuído na 11ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, requer o preenchimento dos cargos de provimento efetivo pelos profissionais em substituição àqueles ocupantes do mesmo cargo.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, participou de visita técnica, nesta terça-feira (10), no Hospital Nossa Senhora da Conceição, ao lado de representantes da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE) e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Por meio do trabalho da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Médicos, a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 dos profissionais médicos das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Ceará foi aprovada, após negociação coletiva, e homologada pelo Ministério do Trabalho. Dentre as principais conquistas da categoria, está o reajuste salarial de 5% (cinco por cento), superando a inflação, sendo o mesmo retroativo a maio de 2019.

Com intermédio do Sindicato dos Médicos, a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 dos profissionais médicos dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará foi aprovada, após negociação coletiva, e homologada pelo Ministério do Trabalho. Dentre as principais conquistas da categoria, está o reajuste salarial de 5% (cinco por cento), superando a inflação, sendo o mesmo retroativo a maio de 2019 que será pago em duas parcelas nos meses de setembro de outubro.

O Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020 dos profissionais médicos empregados da Unimed Fortaleza Sociedade Cooperativa Médica LTDA foi aprovado, após negociação coletiva, e homologado pelo Ministério do Trabalho. As propostas votadas pela categoria incluíram conquistas importantes, como o reajuste salarial de 4,94% (quatro inteiros e noventa e quatro centésimos de ponto percentual).

No último dia 31 de agosto, 142 pacientes estavam internados nos corredores dos cinco maiores hospitais públicos de Fortaleza: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Os números, que revelam a realidade da saúde pública do Estado do Ceará, faz parte do Corredômetro, levantamento criado e divulgado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com a Associação Médica Cearense (AMC), com o objetivo de compartilhar com a sociedade a situação difícil enfrentada por quem precisa de saúde pública.

Corredômetro

Desde dezembro de 2016, o Corredômetro – antes publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública. Neste ano, devido à grave situação em várias unidades de saúde na Capital e região metropolitana, as UPAs também entraram nessa estatística, sobretudo por estar sendo obrigadas a realizar atendimentos fora do seu perfil, como a internação de pacientes graves em locais inadequados.Para tanto, uma ronda é feita, 'in loco', em importantes unidades de saúde, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) e em algumas UPAs, a exemplo das referidas acima.

Segundo o Devedômetro de agosto, 10 cidades cearenses permanecem em débito com os médicos: Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Icó, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mulungu, Pacajus e Quixadá. O levantamento dos débitos é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio da Campanha Devedômetro, que divulga desde janeiro de 2017 as gestões municipais em atraso com as remunerações médicas. Esse número já chegou a 31 gestões inadimplentes, mas com o trabalho da entidade em negociações administrativas e/ou medidas judiciais cabíveis, muitos Municípios já sanaram os seus débitos.

Os 78 anos de história do Sindicato dos Médicos do Ceará foi celebrado, nesta quinta-feira (29), durante um café da manhã, com a presença de profissionais, autoridades e convidados. Participaram deste momento importante para a instituição, o atual presidente Dr. Edmar Fernandes, a ex-presidente da entidade e secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (STGES), Dra. Mayra Pinheiro, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, a secretária adjunta de Saúde de Fortaleza, Dra. Ana Estela Fernandes, o diretor comercial da Unimed Fortaleza, Dr. João Borges, e o presidente da Comissão de Saúde da OAB/CE, Dr. Ricardo Madeiro.