Mais uma noite de terror foi vivida por profissionais e pacientes em uma unidade de saúde de Fortaleza. Três criminosos armados invadiram e roubaram todos que estavam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jangurussu, na madrugada desta quarta-feira (16).  Denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará relatam que após renderem o segurança da unidade, os bandidos roubaram os pertences dos profissionais e pacientes, ameaçaram atear fogo na unidade e nos carros dos funcionários e mandaram parar o atendimento.

Os associados do Sindicato dos Médicos do Ceará já podem utilizar o WhatsApp como nova ferramenta oficial de comunicação da entidade. A partir de agora, os filiados terão mais um canal direto para tirar dúvidas, ficar mais informados, realizar denúncias, enviar críticas e elogios por meio do WhatsApp (85) 98956.5419. O objetivo é fortalecer ainda mais o vínculo dos associados com o Sindicato, facilitando ainda mais a interação e a comunicação no intuito de que o trabalho realizado atenda as expectativas dos profissionais.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, cuja missão é trabalhar pela valorização da atividade médica e, consequentemente, pela melhoria contínua da saúde, apoia a campanha #QueroMeuCearádeVolta, lançada por artistas e personalidades cearenses com o objetivo de pedir paz diante da onda de violência que acomete todo o Estado.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio do Projeto Sindicato Cidadão, apoiará o Dermatologistas Por Amor, ação que será realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Ceará (SBD-CE), no próximo dia 19 (sábado), na Casa de Repouso Recanto da Felicidade, na praia do Pacheco, em Caucaia. A iniciativa terá como objetivo promover a saúde dos idosos residentes na casa com a realização de exames de pele, consultas médicas, atividades lúdicas e interativas, demonstrando solidariedade, cuidado e amor ao próximo.

Em resposta ao ofício enviado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará solicitando explicações acerca da inundação no setor de emergência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, em Messejana, ocorrida no dia 17 de dezembro, a diretoria da unidade informou, no último dia 20, por meio de ofício, que o problema foi prontamente corrigido. O pedido foi oficiado no dia 18 de dezembro, após o Sindicato receber uma denúncia, em vídeo, cujas imagens mostravam o vazamento de água que inundou a emergência do hospital. A situação demonstrava a falta de estrutura do local para acolher e tratar os pacientes que buscavam atendimento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, sempre em busca de garantir serviços de excelência aos seus associados, se renova a cada ano. Em 2019, devido às mudanças na legislação, a entidade passará por reestruturação a fim de manter as ações realizadas e assegurar o trabalho de defesa dos médicos e estudantes de medicina. Com o valor de apenas R$ 9,61 mensal, os acadêmicos filiados poderão usufruir de todas as vantagens da categoria. O pagamento poderá ser realizado via boleto bancário e cartão de crédito. Os boletos começarão a ser enviados a partir de segunda-feira (21) para os estudantes interessados em permanecer associado e usufruindo de todos os benefícios da entidade.

O Sindicato dos Médicos do Ceará não para de receber denúncias acerca de ameaças de ataques criminosos contra unidades de saúde em Fortaleza, sobretudo, os postos da atenção básica. Os relatos de violência e medo assustam profissionais e pacientes que precisam de atendimento na rede pública. Um dos casos de pânico denunciados à entidade foi o ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Itaperi. Funcionários denunciaram, nesta terça-feira (8), que bandidos passaram e anunciaram que se a unidade continuasse aberta eles iriam incendiar o local. Outra declaração, de um médico que prefere não se identificar, inclui relatos de que o Posto Oliveira Pombo, no bairro Pan Americano, também está sob ameaça de ser atacado caso não feche as portas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, no uso de suas atribuições legais, recomenda a todos os médicos de Fortaleza e Municípios que estejam sofrendo com os atentados violentos registrados nos últimos dias no Estado a não comparecerem aos seus locais de trabalho até que lhe sejam assegurados as condições mínimas de segurança. Relatos graves de violência foram repassados à entidade, desde assaltos a toques de recolher. Desta maneira, com o objetivo de resguardar a vida dos médicos e da população, o Sindicato orienta que os profissionais preservem a sua integridade física até que a situação extrema e inaceitável de violência esteja sob controle, especialmente, aqueles que atuam nos postos de saúde da Capital, tendo em vista a retirada das equipes de segurança pela Prefeitura.

Os médicos receberão o apoio jurídico irrestrito da entidade, que oficiará Prefeituras e Governo do Estado comunicando a orientação e solicitando, mais uma vez, que os responsáveis garantam a plena segurança nas unidades de saúde e seja garantido o abono de eventuais faltas. Esta recomendação serve como notificação aos órgãos públicos quanto à ausência dos médicos contratados, estando, portanto, o Sindicato de prontidão para atender qualquer convocação do Poder Público no sentido de representar todos os seus associados.

O Sindicato aguarda um posicionamento das autoridades quanto às medidas concretas que serão adotadas para garantir a plena segurança dos médicos e da população que dependem do sistema público de saúde. O Estado do Ceará vive um cenário crítico de violência, no qual aqueles que mais necessitam sofrem com a carência de implementação de medidas eficazes para a garantia de direitos fundamentais, como saúde, segurança e, sobretudo, dignidade.

Receba nossos Boletins

Não enviamos Spams!