O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta quinta-feira (21), à Direção do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), no qual solicita uma “gratificação de COVID-19” para os profissionais médicos atuantes na emergência do Hospital Regional Norte, em Sobral, que estão submetidos à exposição de agentes insalubres biológicos e objetos infectados pelo vírus SARS-CoV-2 no atendimento a pacientes.

Alinhado às recomendações das autoridades sanitárias responsáveis pela condução do trabalho de prevenção e combate à pandemia do coronavírus no Brasil, o Sindicato dos Médicos do Ceará manifesta apoio às diretrizes do Ministério da Saúde divulgadas, nesta quarta-feira (20), com o objetivo de ampliar o acesso de pacientes com COVID-19, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), ao tratamento com dois medicamentos associados à azitromicina – a cloroquina e a hidroxicloroquina – logo nos primeiros dias de sintomas.

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou oficio, nesta quarta-feira, 20, à Superintendência do Instituto Dr. José Frota (IJF), no qual solicita esclarecimentos sobre as denúncias recebidas de que a gestão hospitalar não estaria fornecendo aos profissionais médicos lençóis e roupas de cama para o repouso, bem como pijamas cirúrgicos, vestimenta necessária para realizações de cirurgias.

Em seu contínuo trabalho de proteção e defesa da categoria e atividade médica, principalmente neste cenário de pandemia, o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, na última quarta-feira (13), à Direção do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), no qual solicita uma “gratificação de COVID-19” para os profissionais médicos atuantes na emergência do Hospital Regional do Cariri (HRC) durante a crise do coronavírus.

Considerando que ainda estão em testes uma série de medicamentos e que mesmo assim estes já fazem parte de protocolos de Hospitais estaduais e municipais, o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, na última segunda-feira, 11, à Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), com objetivo de solicitar a apreciação do uso de medicamentos para o tratamento na fase ambulatorial de pacientes confirmados de Covid-19.

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) desenvolveu uma proposta de protocolo para tratamento da COVID-19. As diretrizes foram enviadas, primeiramente, ao Sindicato dos Médicos do Ceará devido à importância da entidade na promoção da defesa da atividade médica e Medicina de qualidade. O protocolo será encaminhado para apreciação das autoridades competentes, como o Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC-CE), a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e o Ministério da Saúde.