Sindicato em

Notícias

Notícias

Ex-presidente do Sindicato é homenageada com mais alta comenda da CMFor

A ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará no triênio 2015-2018, Dra. Mayra Pinheiro, foi homenageada na noite dessa terça-feira (8), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), com a outorga da Medalha Boticário Ferreira, a mais alta comenda da Casa Legislativa. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Martins, através do requerimento 0449/2018, subscrito pelo vereador Jorge Pinheiro e aprovado por unanimidade pelo plenário da CMFor.

Na ocasião, o parlamentar Márcio Martins destacou a importância da comenda, cuja escolha do homenageado exige muito discernimento por parte dos vereadores e justificou a concessão, destacando o legado da médica à frente do Sindicato. “Um dos critérios foi que essa medalha não tivesse só minha vontade, mas a de muitos que querem alguém que possa representá-la, nas mais diversas lutas. Só por sua profissão que exerce, de forma abnegada, Mayra já mereceria a homenagem. Mas à frente do Sindicato dos Médicos deixou um legado. Mas, o maior que a senhora deixou, é que os médicos passaram a ter voz. Eles são profissionais, formadores de opinião, que muitas vezes padecem pela falta de estrutura das unidades que trabalham”, afirmou.

O vereador ainda enalteceu as mudanças administrativas e físicas realizadas pela gestão da médica no Sindicato, ressaltando, ainda, ações que ganharam visibilidade nacional e a recente batalha pela revogação da Lei dos Alvarás. “Quem aqui não vai lembrar de alguns termos que fiz questão de anotar, como o ‘Corredômetro’ o ‘Devedômetro’, ‘o Canal do Médico’ e campanhas que fazem muito bem para a saúde da população. Fico muito honrado ter presenciado nos últimos dias a sua luta pelos empreendedores de Fortaleza e muitos outros movimentos. Tenho certeza que essa é uma pequena participação do muito que a senhora poderá fazer pela sociedade. Muito obrigado!”, concluiu.

Após receber a medalha e o diploma das mãos de seu filho mais novo, Felipe Salgueiro, e do vereador Márcio Martins, a médica Mayra Pinheiro agradeceu, destacando a emoção de receber a homenagem e enfatizando o aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha. “Fazemos todo esse trabalho porque essa é a nossa causa. Essa comenda serve como estímulo para que agente continue a caminhada. Compartilho com todos os profissionais essa homenagem. É muita emoção estar aqui hoje recebendo esse reconhecimento, mas ele é parte de cada um de vocês que me fizeram médica, professora. Dedico essa homenagem a uma mulher símbolo do País, Maria da Penha, que como muitas mulheres sofreu violência doméstica, mas transformou a dor em luta. Dedico a todas as ‘Marias’ invisíveis, a todos os pacientes que se encontram nos corredores, crianças e mães que não conseguem atendimento de qualidade. Não precisamos aceitar que a vida seja banalizada. Muito obrigado a cada um de vocês que tiraram um tempo para estar aqui comigo nesse momento. Que a nossa luta seja antes de tudo, serviço ao próximo”, finalizou.

Dos presentes

A sessão solene foi presidida pelo vereador Plácido Filho, no ato, representando o presidente da Casa, Salmito Filho, e contou com a participação de diversas autoridades como: o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes; o presidente da Associação Médica Cearense (AMC), Dr. Carmelo Silveira Carneiro Leão Filho; o general da reserva, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; os deputados estaduais Capitão Wagner e Heitor Férrer; a vereadora do município de Caucaia-CE, Emília Pessoa; o empresário Luís Eduardo Girão; o advogado Rodrigo Marinho e a presidente da ONG Anjos da Proteção Animal, Stefanny Rodrigues.

Perfil da homenageada

Mayra Pinheiro é médica, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Residência em Pediatria e Mestrado em Ciências com Área de Concentração em Neonatologia pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá; Professora e Coordenadora do internato em Pediatria da Unichristus; Médica Perita da Defensoria Pública da União no Ceará; tem Doutoramento em Bioética pela Universidade do Porto (Portugal), é liderança do RenovaBR e da Fundação RAPS/LEMANN, Co-Fundadora do Movimento RENASCE e foi presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará no triênio 2015-2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará, com informações da CMFor (jornalista Marcelo Raulino)

logo---sindmed-2018---branco.png

Receba nossos Boletins

Não enviamos Spams!